Tudo sobre otoplastia: o que você precisa saber?

Esse texto é para que você saiba tudo sobre otoplastia! O que é, suas indicações, como é feita a cirurgia, o uso da faixa curativa e as principais dicas de pós-operatório.

O QUE É OTOPLASTIA

Vamos conversar um pouco mais sobre essa cirurgia? Aqui quero falar tudo sobre otoplastia para você!

Bom, a Otoplastia é o nome que damos para as cirurgias que realizamos nas orelhas.

É através da Otoplastia que podemos corrigir as orelhas proeminentes, mais conhecidas como “orelhas de abanos”, além de outros problemas como orelhas constritas, má formações, dentre outros.

INDICAÇÕES

Essa cirurgia é indicada para aquelas pessoas que desejam harmonizar as orelhas com o rosto e diminuir sua proeminência. Sendo assim, a Otoplastia pode ser feita a partir dos 6/7 anos de idade, se for desejo dos pais e da criança, caso esteja sofrendo por conta das orelhas grandes.

É comum ocorrer bullying com as crianças por conta das orelhas que chamam atenção. Nesses casos, a otoplastia melhora a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes, já que diminui o sofrimento psicológico.

Existem graus diferentes em relação a proeminência das orelhas. Dessa maneira, há pacientes com pequenas alterações e grande incômodo e vice-versa, logo, a indicação cirúrgica é baseada de acordo com a queixa que o paciente apresenta.

Os benefícios da Otoplastia são significativos, não só para a qualidade de vida das crianças, mas também dos adultos que se incomodam.

COMO É FEITA A OTOPLASTIA

A cirurgia leva em média uma hora e é feita com anestesia local e sedação de duração média 1 ou 2 horas. Feito o procedimento, o paciente volta para casa no mesmo dia.

E como queremos que você saiba tudo sobre Otoplastia, vamos descrever o passo a passo da cirurgia de forma resumida:

  1. Uma pequena incisão é feita na parte de trás da orelha
  2. Em seguida, retira-se uma parte da cartilagem
  3. Depois da retirada, é possível aproximar mais a orelha da cabeça
  4. Logo depois, alguns pontos são feitos para assegurar o novo posicionamento da orelha
  5. E para finalizar, inicia-se a etapa de recuperação no pós-operatório

Como você pode ver, é um procedimento em geral simples e que, diferente do que a maioria das pessoas pensam, não deixa cicatrizes extensas ou aparentes.

Além disso, a recuperação é tranquila e qualquer desconforto pode ser suavizado com remédios para dor prescritos pelo cirurgião.

Vale ressaltar que essas etapas descritas acima são apenas para a  correção de “orelha de abano”. Outros problemas estéticos que envolvam as orelhas podem exigir passos adicionais.

Tudo sobre Otoplastia

Tudo sobre Otoplastia em um só lugar | Dr. Ricardo Maniglia

USO DA FAIXA CURATIVA

No pós-operatório da Otoplastia, o paciente precisa fazer uso da faixa curativa por algum tempo para a melhor recuperação. Como deve ser feito esse uso?

Nas primeiras 48 horas após a cirurgia, em que por baixo da faixa estará um outro curativo, a faixa não deve ser retirada, sendo assim o banho deve ser feito do pescoço para baixo e o rosto lavado separadamente, tomando cuidado para não molhar a faixa.

Após o retorno para a retirada do curativo, na primeira semana, a faixa deve continuar sendo usada por 24 horas por dia, tirando apenas para tomar banho e colocar novamente depois que secar a região.

Em seguida, passada essa primeira semana, nas próximas 3 semanas, a faixa deve ser usada apenas para dormir. É muito importante que haja a colaboração do paciente com o uso da faixa, pois só assim o resultado seja satisfatório.

DICAS DE PÓS-OPERATÓRIO EM OTOPLASTIA

Depois de feita a cirurgia, é essencial que o paciente siga à risca essas recomendações, para que o pós-operatório seja o mais excelente e confortável possível. Como o uso da faixa curativa já foi explicado acima, vamos seguir aqui com outras dicas.

  • Em relação ao repouso, sugiro descansar por 48 horas após a cirurgia, com a cabeça elevada usando 2 travesseiros e levantando pouco, ou seja, somente para comer e ir ao banheiro.
  • Os banhos devem ser tomados somente do pescoço para baixo e lavando o rosto na pia ou com lenço umedecido nos 3 primeiros dias. Em seguida, no 4o dia você já pode tomar banho normalmente, lavando a cabeça e os cabelos, porém é necessário que após o banho você seque a região da cirurgia com secador e coloque a faixa.
  • Em relação à alimentação, a restrição alimentar é somente para o dia da cirurgia e que seja com alimentos leves, pastosos ou líquidos. Sendo assim, no dia seguinte já pode voltar à alimentação normal.
  • O consumo de bebida alcoólica deve ser evitado por 10 dias após a cirurgia, pois aumenta o edema e o risco de sangramentos.
  • O cigarro também merece atenção! Se você for fumante, é muito importante que você pare de fumar para a realização da cirurgia, pois a nicotina compromete a cicatrização e piora o pós-operatório.
  • As atividades físicas leves devem ser evitadas por 14 dias e as mais pesadas por 30 dias. Contudo, cuidado com atividades que possam prejudicar a região.
  • E finalizando nosso papo de Tudo sobre Otoplastia, a exposição solar deve ser evitada por 60 dias, mas, caso você precise sair de casa, use protetor solar e evite o sol forte.

Agora que você já sabe Tudo sobre Otoplastia, leia também sobre o “As possibilidades da Rinoplastia” clicando aqui.


Tire suas Dúvidas e Agende sua Consulta com o Dr. Ricardo Maniglia.

Você também pode entrar em contato pelo WhatsApp: Clique aqui ou envie mensagem para (41) 99121-1500.

REDES SOCIAIS
Siga o Dr.Ricardo Maniglia no Instagram
Curta a Página no Facebook


Responsável Técnico:

Dr. Ricardo Maniglia
CRM/PR 17496

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AGENDAMENTO

Preencha suas informações de contato e iremos lhe chamar imediatamente

Para iniciar seu atendimento pelo Whatsapp, por favor, preencha abaixo os dados de contato e clique em Enviar.