UVULOPALATOFARINGOPLASTIA


Conheça o procedimento, suas indicações e orientações.

 

A Uvulopalatofaringoplastia É um procedimento cirúrgico que auxilia no tratamento do ronco e da apneia do sono. A cirurgia consiste basicamente na remoção das amígdalas e de um fragmento do palato mole, além de alguns pontos que abrem o espaço da faringe para prevenir a junção das estruturas que geram o ronco.



Para quem é indicada a Uvulopalatofaringoplastia

A indicação da cirurgia depende do grau de apneia do sono e também da anatomia do paciente. Todas as características serão avaliadas por um médico que poderá identificar se a uvulopalatofaringoplastia é o mais indicado para o caso em questão.



Como é realizada a Uvulopalatofaringoplastia

A cirurgia é realizada com anestesia geral. Em geral, os pacientes necessitam ficar internados por 2 ou 3 dias, a fim de se recuperar bem do ato anestésico e da cirurgia em si, a qual causa dor de intensidade moderada a intensa no pós-operatório.

Não há nenhuma incisão (corte) na face e/ou no pescoço, sendo a cirurgia realizada totalmente por via oral (por dentro da boca).

Sem retirar as amígdalas, é um procedimento bem mais rápido e fácil, com duração aproximada de cinco a dez minutos, sob anestesia local.

Dependendo do caso, os pacientes podem ser submetidos também a adenoidectomia e/ou septoplastia e/ou turbinectomia inferior parcial bilateral e necessitarão de tampão para evitar sangramentos após a cirurgia, sendo que o mesmo é colocado por dentro do nariz e permanece por 1 a 3 dias, quando é retirado.


Orientações Pós-Operatórias

Durante as primeiras semanas é recomendado que o paciente faça uma dieta líquida, repouse, o paciente também deverá evitar lugares quentes. Febre baixa e isolada é comum no pós-operatório, se alta ou persistente, comunicar ao seu médico, não assoar o nariz (se foi feita a cirurgia nasal em conjunto). Trocar o curativo externo quando sujo (se foi feita a cirurgia nasal em conjunto).

Sugestão de alimentação: Sorvete batido, milk-shake, sopa fria, sucos de frutas não cítricas, mingau frio. No quarto dia alimentos mais consistentes, ainda frios ou mornos, como purê de batata, caldo de feijão, macarrão com molho de tomate, etc. No sétimo dia em diante alimentação normal, evitando ingerir alimentos que possuírem pontas que possam machucar, como certos biscoitos.

Mais Procedimentos Cirúrgicos em Otorrinolaringologia

Atendimento

ATENDIMENTO

Se você estiver com alguma dúvida sobre as cirurgias, sinta-se a vontade para entrar em contato com o Dr. Ricardo Maniglia.


Clique Aqui!
cirurgia Plástica
facial

CIRURGIA PLÁSTICA FACIAL

Rinoplastia, Otoplastia, Frontoplastia e mais! Conheça as cirurgias plásticas faciais realizadas pelo Dr. Ricardo Maniglia.


Clique Aqui!
AGENDAMENTO

Preencha suas informações de contato e iremos lhe chamar imediatamente

Para iniciar seu atendimento pelo Whatsapp, por favor, preencha abaixo os dados de contato e clique em Enviar.